Tendências do design gráfico 2023

Vivemos em um mundo em constante evolução. Isto é especialmente verdadeiro considerando as rápidas mudanças tecnológicas e sociais que estamos a viver. A marca e o design gráfico não são imunes às mudanças e tendências e tendem a coexistir com elas. Manter-se informado é a chave para se manter relevante para o seu público.
Portanto, se está interessado em ficar à frente da curva e ver quais as tendências de design gráfico que 2023 tem reservado, veio ao sítio certo. Neste artigo, discutiremos 7 tendências de design gráfico que vão influenciar definitivamente o próximo ano, com muitas exemplos para ilustrar.
A única maneira de ter sucesso na crescente batalha pela atenção é se destacar. Assim, muitas empresas têm tentado encontrar a melhor maneira de aumentar o reconhecimento da sua marca e identidade. Uma das formas mais interessantes que os designers criaram foi adicionar dimensão a algo tão simples como o seu logótipo!
Um logótipo bem animado não é novidade, mas no próximo ano, prevemos que se expanda ainda mais. É uma tendência importante porque dá-lhe a sensação de que a empresa é mais inovadora, atual e única. Também pode ser uma forma de dizer ao ao público uma história sobre si próprio numa questão de poucos segundos. O icónico logótipo Meta é um exemplo de animação, em que a empresa criou o novo símbolo como um loop constante que se transforma e assume significados variados, dependendo do ponto de vista do espetador.
Um motion designer pode utilizar uma variedade de efeitos visuais para apimentar um logótipo estático, incluindo transformar o logótipo, rodar o logótipo, animar elementos 3D do logótipo e muito mais. Um logótipo bem animado pode realmente ajudar a fazer com que a sua marca se destaque da multidão neste espaço competitivo.
Em geral, o objetivo de um tipo de letra é ser tão claro e legível quanto possívele, muitas vezes, isso acontece melhor quando o leitor nem sequer dá por isso. Em contrapartidaas tendências de 2023 estão cada vez mais ligadas a tipos de letra distorcidos, que se aproximam da ilegibilidade total. A utilização de grão, ruído e textura no design gráfico é ainda mais apelativo, especialmente para o público da Geração Z. Quer se trate de letras atadas em nós ou de tipos de letra com falhas, a tipografia distorcida dá um aspeto fora do comum à tipografia. Quando falamos de fontes distorcidas, não existem regras, pois pode pode esticar, torcer, contornar ou esmagar a tipografia sem qualquer limite e ser experimental com a tipografia.
É um estilo popular para logótipos baseados em tipos para estúdios de tatuagens, cervejarias e cartazes. O logótipo logótipo do TikTok é um ótimo exemplo da utilização de o efeito glitch aplicado ao sinal de nota musical, mostrando a vibração e o poder da música.
As fontes serifadas também regressarão em 2023, tendo as suas origens no século XV. Após anos de designs minimalistas, assistiremos a um regresso a elementos de design mais tradicionais e clássicos.
As serifas estreitas vintage têm um apelo intemporal, com uma altura que parece imponente e uma espessura que parece delicada. Como resultado, são simultaneamente fortes e suaves. Além disso, muitos destes tipos de letra contêm pequenos floreados para quebrar a sua homogeneidade, como letras em itálico, descendentes em loop e orelhas e terminais decorativos. O resultado é uma tendência de tipos de letra que mantém os designs com classe e clássico e ainda consegue surpreender os espectadores com elegantes toques de personalidade.
Este tipo de letra é mais utilizado em jornais e livros, embora existam atualmente muitas outras opções que podem ser utilizadas, tais comos conceitos de logótipo, publicações criativas nas redes sociais, sites modernos e publicações em blogues.
Este tipo de letra é frequentemente escolhido e funciona bem no design de embalagensO seu nome é muito bonito, destaca-se e é fácil de ler. O toque é mais quente e dá um toque pessoal à embalagem.
A utilização de uma técnica 3D é uma das tendências de design gráfico mais interessantes, pelo que este estilo e a utilização de elementos de design e tipografia tridimensionais continuarão a evoluir. O design tridimensional dá-lhe uma sensação de de realismo ao seu design gráfico.
As ilustrações 3D podem ser utilizadas para diferentes designs como sítios Web, aplicações, cartazes, logótipos, etc. Ajudam a tornar a parte visual mais excitante para o espetador e são frequentemente acompanhadas de animação que dá vida aos elementos.
Além disso, a tipografia tridimensional pode acrescentar um nível extra de profundidade e dimensionalidade a um design. Agora é possível simular qualquer tipo de letra em 3D, desde as mais finas e poderosas até aos guiões e serifas mínimas. Não precisa de ser um perito em renderização, pode experimentar este estilo adicionando mais profundidade, sombras e texturas ao seu trabalho criativo.
Se é uma criança dos anos 60, 70 ou 80 no coração, ficará feliz em saber que o design retro está vivo e é tendência em 2023. Desde que regressou em 2019, a tendência do design gráfico retro tem dominado o espaço do design, a aparecer em todo o lado desde o design industrial, de interiores e gráfico até às redes sociais e à cultura pop. O estilo retro tem como objetivo recriar a memória nostálgica de desenhar com marcadores de feltro.
A simplicidade da arte de traço presta-se a um estilo de desenho animado (como contornos grossos e membros de mangueira de borracha), razão pela qual a tendência é um ajuste natural para projectos mais leves. E porque estes desenhos são tão minimalistas, podem lidar com cores ultra-brilhantes sem sobrecarregar o espetador. Para realçar o efeito retro, muitos designers combinam estas ilustrações com tipos de letra de bolha antigos e características de design que lembram os anúncios de revistas vintage, como bordos ovais e autocolantes de explosão de estrelas.
Este estilo de design é inspirado no movimento arquitetónico com o mesmo nome e partilha muitas das mesmas características, como a ênfase na funcionalidade e na simplicidade.
O brutalismo no design gráfico é uma tendência que apresenta tipos de letra grandes e pesados, visuais futuristas e heterotópicos, esquemas de cores monocromáticos e fotografia com elementos gráficos. É uma tendência de nicho e não será apreciada por toda a gente. Mas se pretende fazer uma afirmação ousada com o seu design, este pode ser o estilo ideal para si.
Este estilo apresenta:
- Exposição de materiais – betão para arquitetura, o HTML predefinido e sem estilo para sítios Web
- Esquemas de cores monocromáticas em preto, branco e cinzento, muitas vezes com um único toque de cor.
- Uma ênfase na funcionalidade pura e simples, desprovida de decoração
- Elementos de design modulares e repetidos
- Elementos gráficos como linhas pesadas, desenhos de fita adesiva combinados com embalagens de plástico, cartazes robustos e folha de alumínio.
À medida que a arte gerada por IA começa a ocupar o seu lugar no mundo do design gráfico, vale a pena olhar mais de perto para o que esta tecnologia é capaz de fazer.
Para criar arte com IA, os artistas utilizam software de inteligência artificial como ferramenta no processo criativo. Isto é feito com um algoritmo que analisa milhares de imagens online para o software aprender a criar arte e replicar o processo por detrás dela.
No entanto, há muito receio entre os artistas de que a IA acabe por os substituir, mas eles podem nunca poderão substituir verdadeiramente a ligação emocional e a criatividade que a arte humana proporciona. Nas mãos certas, as mentes mais criativas moldarão a IA e aproveitá-la-ão para produzir trabalhos que nunca vimos antes.
Utilizar um gerador de arte com IA pode ajudá-lo melhorar as suas capacidades e leve a sua arte até o próximo nível. Como designers gráficos, esforçamo-nos sempre por nos aperfeiçoarmos e por nos mantermos actualizados com as últimas tendências de design. A IA pode, sem dúvida, ajudar-nos:
- Melhorar as suas competências
- Geração de ideias
- Poupe tempo
- Mantenha-se atualizado com as últimas tendências
- Brinque com a sua imaginação